Sábado, 9 de Agosto de 2008

1944 - A Queda do avião em Loriga

Um avião inglês se despenhou, em plena Serra da Estrela, na "Penha do Gato", próximo de Loriga.
O avião Hudson EW 906 da Royal Air Force (RAF) tinha descolado da ilha de Gibraltar e seguia em direcção a Inglaterra com seis tripulantes que iriam passar o Carnaval na terra natal. Pouco depois da meia-noite do dia 22 de Fevereiro de 1944, no auge da II Guerra Mundial e com muito nevoeiro a encobrir a serra, o avião embate violentamente nas rochas graníticas e desfaz-se em mil pedaços. Os dois tripulantes ingleses e quatro sul-africanos, que seguiam a bordo, morrem instantaneamente.
Todos os seis aviadores foram sepultados no cemitério de Loriga e aí repousam até hoje. O governo inglês todos os anos envia para a Junta de Freguesia local uma verba para que a "Campa dos Ingleses", como é conhecida popularmente, seja condignamente tratada.

Como não acontecem muitas situações deste tipo aqui na província, as pessoas sentem um certo carinho por aqueles senhores que não nos dizem nada, mas que acabaram por ficar aqui sepultados.
É fácil ir hoje ao cemitério e ver nas campas deles uma flor amarela e amanhã duas brancas, as pessoas vão enfeitar as campas dos seus entes queridos e depois acabam também por colocar algumas na 'campa dos ingleses'".
A presença das simples seis pedras tumulares dos aviadores contrasta com os actuais túmulos portugueses, com mais ostentação.
Augusto Pinto, 88 anos, tem bem viva na memória a recordação da queda do avião nos penedos da serra.
"Os corpos dos aviadores vieram logo para baixo e ficaram na Capela de Santo António durante uma noite e ao outro dia foi o funeral", recorda ao DIÁRIO AS BEIRAS, lembrando que "veio cá um padre da religião deles e a banda também foi. Deram dois contos de reis para a banda lá ir e eu nessa altura tocava lá e também fui".
O cortejo fúnebre dos aviadores "nem foi pelas ruas habituais, porque o padre nessa altura quis dar uma pujança ao funeral e foi feita um distância enorme para ir até ao cemitério. Foi para mostrar que apesar de não sermos da mesma religião também tínhamos sentimentos por eles".
O octogenário relembra ainda que o "padre deles lá os enterrou, esteve a responsá-los, mas a gente não entendia nada e apesar da situação ainda nos rimos um bocado".
Já José Pina Gonçalves, 71 anos, tem uma visão mais limitada dos acontecimentos."Tinha oito anos e quando vim de manhã para a escola ouvi dizer que tinha caído um avião na serra, mas como era muito novo não me deixaram ir vê-lo", diz ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Os corpos foram transportados em cobertores para a capela e "eu e os meus colegas fomos lá vê-los". Apesar de na altura ainda não ter muita noção dos acontecimentos, mais tarde foi recolhendo elementos sobre o maior acidente ocorrido na freguesia no século passado. Descobriu que na altura a Câmara Municipal de Seia "não queria que o funeral deles fosse em Loriga, mas o padre e o presidente da junta da época impuseram-se e disse que Loriga tinha condições para fazer um funeral condigno ". Assim foi, e os seis aviadores repousam num cemitério com vistas deslumbrantes sobre os vales serranos, como aqueles que terão sobrevoado muitas vezes a bordo das "águias" de ferro da RAF.
publicado por camarinhascoperacion às 14:20
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Isa a 9 de Agosto de 2008 às 15:04
K história curiosa! Durante as várias Guerras, principalmente a
1ª e 2ª Guerra Mundial, houve acontecimentos k ficaram registados
quer nos livros,quer na memória dos mais velhos, k as trazem até nós.Por isso tenho tanto respeito pela cultura popular.Gosto tanto de ouvir esses relatos.Bjs.
isa.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Rosicollis

. temos terroristas em port...

. Kite buggy

. Kite Indoor

. ...

. Papagaios Acrobáticos

. Kites no Parque Urbano

. Parque Urbano Santa Iria

. ...

. Parque Urbano Santa Iria

.arquivos

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

blogs SAPO

.subscrever feeds